domingo, 5 de junho de 2011


O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado anualmente,no dia 5 de junho , desde 1972, e tem como objetivo ser o principal veículo pelo qual as Nações Unidas estimulam a conscientização ambiental no mundo todo.

Nesta semana, estive em alguns eventos em comemoração à semana do meio ambiente e escutei gente engajada e muito preparada nessa questão de preservação ambiental, desenvolvimento sustentável, consumo consciente, etc.

Destaque para André Trigueiro, o jornalista bonitão competente da Globo News, professor de Geopolítica Ambiental e autor de vários livros, entre eles "Mundo Sustentável". Sua palestra "Construindo um mundo sustentável: o que eu posso fazer?" abriu a Semana do Ambiente de Portas Abertas do INEA.

Outro ponto alto da semana foi a palestra do ator Marcos Palmeiras, organizada pela BR Distribuidora, sobre produção sustentavel. Ele é proprietário da fazenda Vale das Palmeiras, produtora de alimentos orgânicos. Vale a pena conhecer como se deu o início dessa empreitada.

Gostei tanto da palestra sobre produtos orgânicos que fui atrás de lugares que vendem os produtos do Vale das Palmeiras, aqui no Rio. Além do supermercado Zona Sul, tem uma feirinha de orgânicos em Niterói, perto aqui de casa, na Ponto Org.

Convenci o marido a tomar café com produtos orgânicos, no sábado pela manhã. A iniciativa não foi bem recebida, o lugar tem boa intenção, mas não tem preparo para servir bem. O ambiente é simpático, tem feira de legumes e verduras, artesanato, café com produtos orgânicos, palestras sobre o tema, etc. Mas o negócio é mambembe. Você precisa ficar avisando que os produtos precisam ser repostos na mesa do café, você é responsável por retirar a louça suja da mesa que foi usada por outras pessoas, antes de sentar, enfim, a ideia é maravilhosa, já dura 7 anos no lugar (não sei como), mas falta pensar na profissionalização do sonho, até para que a proposta se expanda.

Por falar em produtos bacanas para consumo, descobrimos os Sucos Do Bem, sem conservantes. Uma delícia! Ainda mais caros que os tradicionais, mas sua saúde agradece.

Um comentário:

Na Estrada... disse...

Minha esposa "do dedo verde". rs, beijos fininhos para a dona deste Blog.