domingo, 18 de março de 2007

Saudade tem cura?


"Tudo que é bom dura pouco e não acaba cedo/Agora, pra sempre, foi embora, mas eu nunca disse adeus... "

Embora saudade seja uma palavra da língua portuguesa sem tradução para para outras línguas, o fato é que ela é um sentimento universal.

Saudade é um sentimento que faz parte da natureza humana, que se manifesta em algum momento da vida e está relacionada a pessoas, fatos ou situações vivenciadas no passado. A saudade pode ter um significado positivo ou negativo.

Há pessoas que sofrem com a saudade por se prenderem ao passado, por não aceitarem a realidade, por não se sentirem capazes de recuperar algo ou alguém perdido que faz muita falta.

Na tentativa de superar, vale muito entender a limitação do outro, que não foi capaz de assumir o que sentia, de enfrentar situações difíceis para estar perto do ser amado, de ter sido fraco de fugir, de trair, no lugar de contar que não queria mais. O problema, muitas vezes, está na fraqueza do outro, e não em algo que fizemos ou não fizemos. Não temos que dar conta das frustrações alheias. Não podemos nos culpar pelo fato do outro ser mal resolvido e inseguro.

Concordo com o bolero que canta a saudade. A distância não gera o esquecimento. Tendemos a reviver os bons momentos mesmo sem contato, em pensamento.

"Dicen que la distancia es el olvido/Pero yo no concibo esta razón/Porque yo seguiré siendo el cautivo de los caprichos de tu corazón/Supiste esclarecer mis pensamientos, me diste la verdad que yo soñé/Auyentaste de mí los sufrimientos, en la primera noche que te amé..."

Para acabar com o sofrimento, o melhor a fazer é parar de se lamentar, procurar eximir-se da culpa e buscar maneiras de melhorar o seu presente para que o sofrimento atual, em breve, possa se tornar apenas uma vaga lembrança.

10 comentários:

Anônimo disse...

é amiga! é f... Froid!ops..
acho que só tem uma solução pra essa SAUDADE, que na maioria das vezes faz agente sofrer.. O TEMPO. sao duas coisas tão abstratas.. e nossa vida está a "mercê" disso.. torcer pra que o tempo seja bomzinho e agilize as coisas.. que faça saudade virar somente uma lembrança e deixar de ser um sentimento doloroso.. é isso que eu to vivendo hoje!

Anônimo disse...

Mas, independente de quanto dure a dor, a culpa e' do outro que e' mal resolvido, fraco, que nem sabe o que quer. Fichamos mal ...rs. Bjs.

Anônimo disse...

Após uns dias viajando ao lado de um homem que tomou conta do meu coração (depois de tanto tempo vazio), estou em dúvida:
Será que entendi certo, será que ele realmente me quer ao seu lado (um dia, é verdade...), ou será que é unicamente fantasia, e que a importância que ele tem na minha vida não é a mesma que tenho na dele? A distância de um oceano me traz muita insegurança. Daí decorrem outras dúvidas: O q fazer? Guardo esse sentimento em mim, na expectativa de ele render frutos, viajando novamente p/ vê-lo? ou não, devo ficar e tentar apagar esse sentimento e viver o que é possível dentro do meu espaço? Os sentimentos se alternam e me confundem, e eu realmente não sei o q sentir ou fazer. Nem sempre é fácil enxergar qdo há paixão envolvida.
Magali

Anônimo disse...

Bom,sou suspeita de falar. Não acho fácil achar alguém que combine muito com a gente. Entre sustentar algo que valha a pena, mesmo que à distância, ou se contentar com o possível (perto) que não alimenta a alma, fico com a primeira opção. Bjs amiga. Valeu.

Anônimo disse...

É doloroso doar-se por inteiro a uma pessoa e sem mesmo ter tempo de reação ser pega de surpresa com uma ruptura brusca e muito dolorosa, sem ao menos ter direito a entender o q realmente está acontecendo. hoje meu coração está completamente destruido.não sei o q mais vale a pena...espero ajuda do tempo e dos anjos...minha mãe dizia que "não tem mal que nunca acabe e não tem bem que nunca chegue".vou tentar confiar em DEUS que parece ter me esquecido. espero que ele pelo menos abençõe meu filho...

Anônimo disse...

nunca tinha sentido a saudade de perto, vejo que agora que a tenha entrelaçada na minha alma o qto ela é dolorida.Quero reassumir o controle, mas qdo ela aparece...quase morro sufocada com minhas proprias lagrimas de saudade de algo que jamais voltara, a solidão que fica doía, como uma faca encravada no meu peito e eu sei que ela nunca vai me deixar...

Anônimo disse...

Saudade é um sentimento que quando verdadeiro não existe esquecer, quem sentem mesmo não lamenta mas o coração nunca vai parar de lamentar, isso independente da pessoa ser do sexo oposto ou uma pessoa que simplesmente teve muita importância na sua vida que te vez rir em momentos como com a distancia faz chorar mas é algo que nunca vai ser apagado da memoria, nem mesmo se tornara uma vaga lembraça.

Unknown disse...

A alguns anos me apaixonei por uma pessoa, que sei, seria para vida inteira caso ela tivesse ficado, mas ela foi embora e me deixou, não disse adeus, acho que foi preu não chorar, e aos poucos entendi que era um adeus... Doeu? Doeu! E ainda doi, mas essa saudade me faz ter a esperaça, que aquele ADEUS vire um ATÉ LOGO! (porque Paraná e São Paulo não fica a 5m de distância?)

Unknown disse...

A alguns anos me apaixonei por uma pessoa, que sei, seria para vida inteira caso ela tivesse ficado, mas ela foi embora e me deixou, não disse adeus, acho que foi preu não chorar, e aos poucos entendi que era um adeus... Doeu? Doeu! E ainda doi, mas essa saudade me faz ter a esperaça, que aquele ADEUS vire um ATÉ LOGO! (porque Paraná e São Paulo não fica a 5m de distância?)

Anônimo disse...

Se eu pudesse arrancava a saudade de dentro de mim!