terça-feira, 19 de junho de 2007

Tem tanta gente escrevendo coisas tão legais por aí, que estou lançando a Semana dos Textos Requentados. Os créditos deste vão pras garotas que dizem ni. Prometo voltar mais inspirada semana que vem, e com texto novinho.

Clima de Aeroporto
Eu choro no cinema, no teatro, no comercial do hidratante com a menininha de sardas. Choro lendo livros, quando discuto, quando me fazem um elogio bonito. Desentupir o canal lacrimal, aqui, nunca foi problema. Imaginem, então, o que acontece dentro de um aeroporto... Oh, sim, aeroporto! Não tem lugar mais emotivo do que aquele onde descem e sobem aviões cheios de gente, sentimentos, memórias, reencontros, despedidas...

Aeroporto já foi sinônimo de glamour, o ambiente era outro, quase restrito a senhoras perfumadas e encasacadas ou executivos viajando de férias com a família. Viajar de avião era chique. Ir ao aeroporto despedir de algum parente era quase um evento, valia até colar o rosto na vidraça para ver a aeronave partir. O ritual levava tempo. Mas quem estava com pressa?Hoje em dia, bem ao contrário, todo mundo parece estar morrendo de pressa nos aeroportos. Azar, porque justo agora o pessoal que comanda os ares decidiu pôr o charme de lado e ficar bem menos romântico. E sendo que não há qualquer graça em dormir com a cabeça apoiada na mala amargando um atraso de seis horas na partida, o aeroporto rende mais enjôo de raiva do que enjôo de ansiedade.

Mas mesmo com essa aura de ódio que aterrisou nas pistas, os aeroportos ainda mostram seu espírito. Quer sentir uma lagriminha rolado bochecha abaixo em segundos? Vá lá ao desembarque internacional e finque os pés frente à porta de saída dos passageiros. Famílias ainda levam faixas e cornetas para recepcionar a adolescente que passou um ano estudando fora. Namorados ainda seguram um ramalhete de rosas para sua garota que acaba de retornar do interminável curso de inglês (de duas semanas). Crianças se balançam a espera dos pais em férias – e dos mimos do freeshop. É de fazer este coração aéreo, aqui, bombear sangue aos barris.

Porque a mulher pode ser uma bruxa a maior parte do tempo, mas quando vê surgir o marido pela porta automática, abre um sorrisão, dá passos corridinhos e o abraça pelo pescoço. Arruma-lhe a gravata, faz carinho no cabelo, pergunta se a viagem foi muito chata. Ver surgir um amigo, um parente ou a cara-metade por aquele vidro reforça qualquer relação. No desembarque doméstico acontece semelhante, mas dada a rotina de gente que trabalha muito pelo país afora, a magia se quebra um pouco. A maioria, acredite, sai pelas portas com urgência de achar um táxi – ou, pior ainda, em busca do moço que tem seu nome na plaquinha. Moços de plaquinha só recebem aperto de mão e um "legal, onde está o carro?".

Já nas áreas de embarque, eu não piso. É como visitar cemitério em Dia de Finados, um enterro só. Moleques chorando sem soltar a perna da mãe que viaja, garota se debulhando pelo rapaz que vai com os amigos pra Porto Seguro, pais que vão abanando a mão até a filha atingir o posto da Polícia Federal. É um drama, uma depressão, uma agonia. Vai ver por isso instalaram em Cumbica um belo muro na entrada do embarque. Despede no corredor mesmo, criatura, não vá chorando saudade até o raio-X de bagagem.

Não sei se é pura tolice minha, mas acho mesmo que existe um "clima de aeroporto". Vai ver são todas aquelas malas que emanam uma vibração emotiva – ou, vai ver, é algo que misturaram no cafezinho e impregnaram nas páginas de jornal da revistaria. Mas sinto no ar. Se processassem e embalassem esse clima, serviria como pó chinês, aquele que os atores usam para chorar. E não adianta vir com quiosque legais e lojinhas de imposto reduzido para aplacar nosso coração em chamas! Não adianta instalar restaurantes de porcarias gordurosas que dão felicidade, não adianta vestir as atendentes de companhia aérea com o uniforme vermelhão e litros de maquiagem! Sabemos que o nó na garganta virá, mais hora ou menos hora. Passou a cancela do estacionamento, vai rolar um muxoxo. Se não for pelos seus próprios entes queridos, que ficarão para trás ou chegarão em frente, será pelos entes queridos dos outros. As cenas assim são fortes para qualquer um. Eu que o diga.

Nenhum comentário: