quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Mudar é preciso
Após cinco anos trabalhando na minha área de formação (Planejamento e Gestão), resolvi arriscar. É fato que mudar dá um frio na barriga, uma insegurança lá no fundo. Depois de tanto tempo sendo referência em determinado assunto, largar tudo e começar do zero em outra atividade é um desafio e tanto. Estava amadurecendo a idéia no último ano, avaliando meu futuro profissional, meus projetos, aspirações, enfim....rodando um PDCA na minha vida. Vontade só não bastava. Um convite tentador e a liberação gerencial eram condições necessárias para a mudança. Isso aconteceu. Estou em outra função, com novos colegas, sob nova direção. Como não existe almoço de graça, a carga de trabalho é muito maior. Entretanto (lembrando Pollyana e seu Jogo do Contente), do novo posto de trabalho vejo o céu e as árvores da casa do vizinho. Isso pra quem trabalha o dia todo enclausurado num prédio é um presente. Criamos resistência ao novo, porque é incerto, temos liberdade para escolher, mas não para controlar as consequências dessas escolhas. Deixamos de conviver com pessoas queridas, perdemos a rotina confortável, mas ganhamos novas perspectivas, um novo cenário. Nada cai do céu, falta de sorte é desculpa de quem não corre atrás, ou não sabe pra onde quer ir. Reclamar sentado não resolve. No meu caso não foi apenas força do pensamento, muito menos um sonho premonitório onde um guru da Administração Moderna apareceu e me disse: "Just do it! ". Precisamos "ventilar" os nossos sonhos. Pedir ajuda/ conselhos profissionais de pessoas experientes, escolher um coach (conselheiro profissional), sinalizar vontade de respirar outros ares e ter paciência para aguardar o momento adequado. O medo imperra, sufoca, deprime, acorrenta, atrasa a vida. Mudar é preciso e faz bem a saúde. Bom fim de semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

Terapia tb é cultura...é a primeira vez que ouço falar em "coaching". Li, aprendi e gostei!
Parabéns pela conquista!
um bj
Magali

www.galetocarioca.com disse...

Cara, precisava ler isso.... Parabéns pela escolha, e mostrar que vale a pena mudar!

Grande abraço!
Cláudio.